10 de novembro de 2010

Mais uma rua do Residencial Pedro Paschoal recebe denominação

Vereador Carlinhos Pica-Pau (foto), desta vez, homenageia o professor Rubens Ferraz Santos, falecido em 1999Com a aprovação do projeto de lei de autoria do vereador Carlos Alberto Costa (PV), o Carlinhos Pica-Pau, nesta semana, a Rua Projetada 19 do loteamento residencial Dr. Pedro Paschoal perpetuará o nome do professor Rubens Ferraz Santos, falecido em 1.999.

Nascido aos 22 de setembro de 1931 em Bebedouro, Rubens Ferraz Santos, no ano de 1950 formou-se no Curso Normal no Instituto de Educação Dr. Paraíso Cavalcanti. Conheceu Maria de Lourdes Lopes, com quem se casou no dia 19 de dezembro de 1954, e dessa união nasceu Edson Ferraz Santos, que é funcionário da Prefeitura desde o ano de 2005.

No dia 8 de outubro de 1954 ingressou no Magistério, lecionando na Escola Masculina do Bairro Nova Esperança, em Piacatu. No dia 20 de fevereiro de 1956 foi removido para a Escola Masculina de Ingá, em Nova Granada. No dia 20 de fevereiro de 1958 foi removido para o Grupo Escolar de Abreu Sampaio Vidal, em Pirangi. No dia 4 de maio de 1960 retornou para Bebedouro ao ser removido para o Grupo Escolar Gustavo Fernando Kuhlmann, no Distrito de Botafogo, onde, no dia 2 de outubro de 1960, passou a exercer o cargo de diretor substituto.

Durante o ano de 1960 fez cursos complementares em Administração Escolar (Pedagogia) e em 1969 foi removido para o Grupo Escolar Coronel Abílio Alves Marques. No ano de 1970 foi designado diretor substituto e, posteriormente, Assistente de Diretor do Instituto de Educação Dr. Paraíso Cavalcanti, um ano de muita emoção para o Professor Rubens, pois ali se formara no Curso Normal.

No dia 4 de setembro de 1984 aposentou-se como Assistente de Diretor do Instituto de Educação Dr. Paraíso Cavalcanti. Por muitos anos morou no centro da cidade, mais precisamente na Rua Brandão Veras, n° 1006, nas proximidades da esquina com a Rua Lucas Evangelista, onde, pela boa convivência e disposição em ajudar quem precisasse, era muito conhecido e respeitado.

Em seu rosto sempre havia um sorriso fraterno e sereno a quem o encontrasse ou o visitasse, particularidade de homem que nunca perdia a esperança e a fé e que se mantinha alegre, simpático e comunicativo. Foi onde viveu até o seu falecimento no dia 12 de agosto de 1999, pouco antes de completar 68 anos de idade, deixando um grande vazio em muitos corações, mas um significativo legado na área da educação.

De acordo com Carlinhos Pica-Pau, por meio da área por que tanto se empenhou durante 30 anos da sua vida, o educador Rubens Ferraz Santos muito contribuiu com o município Bebedouro, por isso é merecedor da perpetuação na história da cidade. “Um homem brilhante, cuja dedicação vinha laureada pela responsabilidade aplicada no uso da sua sabedoria e firmeza de atitudes, onde impunha coragem, dedicação e amor naquilo que se propunha a fazer”, justificou o vereador. “A alegria, inteligência, dinamismo, respeito ao próximo e simpatia lhe eram de fato peculiares.”