01 de setembro de 2010

Vereadores participam, no Senado, de manifesto contra o cartel da citricultura

O prefeito Italiano também esteve na mobilização organizada pela AssocitrusO presidente da Câmara de Bebedouro, Chanel, o vice Valdeci Ramos de Castro (DEM), o Sensei, Paulo Aurélio Bianchini e Antonio Sampaio, ambos do PTC, estiveram engrossando uma manifestação realizada por citricultores e lideranças de Bebedouro e da região, nesta terça-feira (31), no Senado, contra a proposta que tramita no Congresso Nacional e que pode levar à redução das multas aplicadas em caso de prática de cartel.

Organizada pela Associtrus, a mobilização, à tarde, no Senado, contou com um corpo-a-corpo com os senadores e entrega de panfletos com mensagens contra o cartel da citricultura e a proposta de redução das multas. No período da manhã, ocorreram uma reunião na Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA) e uma manifestação em frente ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Na opinião do vereador Paulo Bianchini, o cartel é uma forma de se melindrar a livre concorrência, onde todos têm oportunidades de concorrer. Para Sensei, que criticou a baixa adesão dos citricultores ao movimento, não se pode permitir que a cartelização na citricultura se desenvolva sob pena dos pequenos e médios produtores serem ainda mais prejudicados. O vereador Antonio Sampaio enalteceu o trabalho da Associtrus, que há vários anos já vinha alertando para o estrangulamento dos produtores de laranja pelas indústrias.

O presidente da Comissão Nacional de Fruticultura, Carlos Prado, que presidiu a reunião na CNA, afirmou que as multas contra a cartelização já é baixa e sequer há notícias de que elas tenham sido pagas, e a sua redução representará um maior estímulo à prática do cartel. Apesar do teto delas ser de 30% sobre o faturamento das indústrias de suco, as multas aplicadas pelo Cade até agora não ultrapassaram a 7%.

Para o presidente da Associtrus, Flávio Viegas, o cartel é um crime econômico, que se não for devidamente punido só tende a crescer. “Por isso a importância da manutenção de uma multa que represente uma penalidade muito grande”, comentou. O prefeito de Bebedouro, João Batista Bianchini, também participou da manifestação no Senado.