13 de agosto de 2010

Assinada a escritura de doação do terreno da Etec

Na sede da Praça Cel. Fernando Prestes, 74, em São Paulo, o prefeito João Batista Bianchini, o Italiano, os vereadores Paulo Bianchini, Antônio Sampaio e Valdeci Ramos de Castro, o diretor da Etec (Escola Técnica Estadual) de Bebedouro, Geraldo José Sant´Anna e o assistente técnico administrativo, Rodrigo Pinheiro Campos, foram recebidos nesta semana pelo responsável pela Unidade de Infraestrutura, Rubens Goldman, e a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, para a assinatura da escritura de doação do terreno para a construção do prédio da escola, no Parque Eldorado, na Zona Oeste de Bebedouro.

O momento foi festivo, considerando a finalização dos procedimentos burocráticos para viabilização do processo de licitação. A partir daí tudo acontecerá a passos rápidos. A previsão, de acordo com os engenheiros do Centro Paula Souza, é de que o prédio esteja concluído em 18 a 24 meses.

O trabalho em favor do prédio próprio da Etec é devido à incansável persistência do prefeito Italiano e do diretor Geraldo Sant’Anna, com apoio da Câmara de Vereadores, e ao engajamento do deputado Roberto Engler em favor da liberação de recursos da ordem de R$ 18 milhões para o empreendimento.

Projeto e pedra fundamental – No dia 22 de junho deste ano, no Teatro Municipal, o vice-diretor superintendente do Centro Estadual de Educação e Tecnologia “Paula Souza”, professor César Silva, para a comunidade, convidados e estudantes, fez a apresentação do projeto do novo prédio da Etec de Bebedouro. Em seguida, o prefeito João Batista Bianchini, o Italiano, o acompanhou - juntamente com personalidades -, ao terreno onde será construído o novo prédio da Etec, para o lançamento da pedra fundamental.

A área - São 15 mil metros quadrados, na Rua Lúcio Sarti (próxima ao Imesb), no Parque Eldorado, doados pela Prefeitura ao Centro Paula Souza, para abrigar um prédio de 5.300 metros quadrados, com blocos administrativos, de pedagogia e de laboratórios, além de quadra e vestiário. Do investimento estadual de R$ 18 milhões, serão destinados R$ 3 milhões para aquisição de equipamentos, já com planejamento para novos cursos.

Italiano afirmou que, desde o início da administração, o comprometimento com a Etec foi um dos pilares para que o sonho se tornasse realidade.

Breve histórico - Os trabalhos na Etec de Bebedouro começaram acanhados, como extensão do núcleo de Taquaritinga, em espaço da EE “Dr. Paraíso Cavalcanti”. Mas a escola técnica não demorou para se tornar independente, resultado de seu constante crescimento, o que exigiu providências para a construção do prédio próprio.

Implantada na cidade em 2006, a Etec (Escola Técnica Estadual) conta com 1.200 alunos no Ensino Médio e nos cursos técnicos profissionalizantes de Administração, Comércio, Contabilidade, Informática e Informática para Internet. A escola também oferece, aos sábados, cursos semipresenciais, via Teletec, de Administração Empresarial e em Desenvolvimento e de Secretariado e Assessoria.

A Etec disponibiliza, por meio do Programa Estadual de Qualificação, cursos de curta duração, em parceria com a Prefeitura de Bebedouro, o Centro Paula Souza e a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, com abrangência em Jaboticabal, Pirangi, Pitangueiras, Viradouro, Monte Alto, Terra Roxa, Palmares Paulista e Dobrada. São municípios que não possuem Etecs, que, através de uma estratégia de expansão, disponibilizam cursos rápidos, porém com a mesma qualidade dos demais, possibilitando uma relação mais próxima do aluno com o mercado de trabalho.

Futuro – Para 2011, está programado o lançamento, em Taiaçu, do Curso de Administração, em continuidade às atividades regionais da Etec.

A articulação para a conquista do novo prédio teve início no final de 2006. As reuniões foram intensificadas na atual administração, entre representantes do Governo do Estado, o prefeito Italiano, o deputado estadual Roberto Engler, a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, e a equipe da Etec Bebedouro.

De acordo com o diretor da escola, Geraldo José Sant’Anna, logo no início, sentiu-se a necessidade de ampliação do espaço, pois o atual, na Rua Dr. Oscar Werneck, Centro, possui apenas 1.600 metros quadrados.  (Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura)