11 de agosto de 2010

Carlinhos encaminha projeto para implantação do Banco de Alimentos

As nutricionistas idealizadoras do projeto Mara Sílvia Graziadei e Lydia Maria Scappi Buzzo na Câmara, segunda-feiraCom o objetivo de reduzir o desperdício de alimentos no município, principalmente em restaurantes, feiras, supermercados e até em residências, o vereador Carlos Alberto Costa (PV), o Carlinhos Pica-Pau, encaminhou ao prefeito João Batista Bianchini uma proposta para a criação de um banco de alimentos.

Sob o lema “Buscar onde Sobra e Entregar onde Falta”, o Banco de Alimentos, se implantado, de acordo com o vereador, ajudará a diminuir a fome e a desnutrição da população mais carente de Bebedouro. “Os bancos de alimentos tratam de iniciativa de abastecimento e segurança alimentar, que têm como objetivos a redução do desperdício, o aproveitamento integral dos alimentos e a promoção de hábitos alimentares saudáveis”, justificou Carlinhos Pica-Pau na indicação enviada à Prefeitura.

O vereador lembrou que o Brasil tem uma considerável experiência com bancos de alimentos implantados em vários municípios por iniciativa de prefeituras e parcerias envolvendo empresas e ONGs. O Banco de Alimentos foi sugerido pelas nutricionistas Mara Sílvia Graziadei e Lydia Maria Scappi Buzzo, que estiveram na Câmara, nesta segunda-feira (9), e deve ter como público alvo as entidades assistenciais, associações de bairros, grupos religiosos, restaurantes populares, cozinhas comunitárias e famílias assistidas pelo Programa Renda Mínima em Bebedouro.

O Banco de Alimentos, além de se preocupar em atender as instituições com o repasse dos alimentos recolhidos, também dará orientações sobre a manipulação correta de alimentos, como estocar, como preparar as refeições, elaborar cardápios e aproveitar integralmente os alimentos.  O Banco também organizará eventos em parceria com Sesi, Sesc e Senac, universidades e escolas técnicas com a mesma finalidade.

Entre as etapas de planejamento para seu funcionamento estão, primeiramente, a adequação do local para ser a sede do programa, aquisição de materiais e equipamentos, formação e treinamento da equipe, divulgação, cadastramento de estabelecimentos comerciais para doações e de instituições que serão beneficiadas, etc.