25 de março de 2010

Vereador Sensei solicita reformas no prédio do PAT

Veja, na íntegra, a indicação enviada à Prefeitura, nesta semana:

“Indico ao Prefeito Municipal, Exm°. Sr. João Batista Bianchini, nas formas regimentais, que, com o Departamento Municipal de Engenharia e Obras, determine a vistoria do prédio onde funciona o PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, na Rua Prudente de Moraes, objetivando realizar as reformas que se fizerem necessárias.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) é uma central de serviços aonde se pode tirar Carteira de Trabalho, dar entrada no Seguro Desemprego, além de participar de Cursos de Qualificação Profissional e de ter acesso aos Programas Governamentais de Geração de Trabalho e Renda. Sem contar que o PAT também funciona como um Balcão de Empregos: captando vagas e encaminhando os trabalhadores cadastrados para participarem de processos seletivos. O PAT também atende empresários interessados em contratar, oferecendo um cadastro de trabalhadores, pré-seleção e local para entrevistas de recrutamento. Ainda, o PAT presta orientação trabalhista e serve como termômetro para nos conscientizarmos das necessidades que o nosso mercado requer. Logo possui uma finalidade importante para o cidadão, que vê no órgão uma das primeiras opções para sua colocação ou recolocação no mercado.

Posto de Atendimento ao Trabalhador é uma parceria que envolve o Estado e a municipalidade, cujo objetivo é oferecer alternativas de trabalho e
resgatar a dignidade das pessoas que estão desempregadas ou entrando no mercado de trabalho. Diante do exposto fica lógico o seu entendimento como utilidade pública na prestação de relevantes serviços aos nossos cidadãos.
Acontece que há anos o imóvel não passa por uma boa reforma e, evidentemente, problemas dessa natureza têm surgido, necessitando, pois, de uma vistoria quanto às condições das paredes (umidade, reboco e pintura), das instalações hidráulicas e elétricas, do piso e do telhado e outros itens comumente avaliados numa vistoria técnica.

Nosso município carece de iniciativas voltadas à disponibilização dos recursos humanos necessários ao mercado interno. E, assim sendo, o interesse da Administração Municipal e os serviços prestados no PAT se complementam, podendo culminar no direcionamento de ações eficazes na busca dos objetivos almejados, por isso, a importância de cuidar bem do referido imóvel, a fim de torná-lo um ambiente agradável e produtivo.”