16 de março de 2010

Vereadores comentam parceria na saúde

A torcida, de acordo com o vereador Paulo Bianchini, é de que a parceria proporcione melhores condições de atendimento à populaçãoAprovada por unanimidade na sessão desta segunda-feira (15) após tramitar desde o final do ano passado e ser submetida a duas audiências públicas na Câmara, a proposta do prefeito João Batista Bianchini (PV) que visa à celebração de uma parceria com uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) foi bem-recebida pelos vereadores.

Ao comentar sobre a aprovação do projeto, o presidente da Câmara, José Baptista de Carvalho Neto (PDT), o Chanel, explicou que a  votação permitirá a parceria com o Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira, que passa por sérias dificuldades financeiras, mas somente após definição da proposta vencedora e a avaliação do Conselho Municipal de Saúde e do próprio Poder Legislativo.

Carlinhos Pica-Pau (PV) cumprimentou a Câmara pelas audiências realizadas para debater o tema com a população, o que permitiu a todos os interessados se manifestar. Segundo Nelson Sanchez Filho (DEM), a atitude da Câmara foi ousada e corajosa e torcerá para que de uma vez por todas os problemas da saúde no município sejam resolvidos. Para ele, vai ficar mais fácil investir na saúde básica e destinar doações financeiras ao Júlia.

Ao destacar a importância da aprovação do projeto com cautela, a ex-conselheira da Saúde e vereadora Sebastiana Camargo (DEM) disse que já passou da hora de se tomar uma atitude em prol do hospital. Custos e metas: estas serão informações essenciais que deverão ser apresentadas pelas Oscips interessadas em assumir a gestão da saúde no município. De acordo com a vereadora, o Conselho Municipal de Saúde terá participação decisiva neste processo.

A expectativa de Paulo Aurélio Bianchini (PTC) é de que a saúde realmente apresente números ainda melhores no município a partir da contratação de uma Oscip. Mestre Rodrigo da Silva (PDT) aproveitou a discussão para tecer críticas à atenção dada à saúde pelos governos estadual e federal.  Apesar do projeto permitir parcerias em outros setores da Administração, a tendência é de que a prioridade sejam projetos voltados à área da saúde, mas segundo os vereadores nada impede que a Prefeitura abra concurso de projetos para setores como o da educação, por exemplo, para a oferta de cursos profissionalizantes, mas mesmo nestes casos, o conselho municipal afeto ao setor e a Câmara Municipal terão de ser consultados.