Notícias

12 de março de 2010

Centro de Referência da Mulher levará nome de Ilda Ramos da Silva


Vereadora Sebastiana Camargo, juntamente com Chanel e Antonio Sampaio, são os responsáveis pela homenagem à jovem bebedourense que foi estuprada e assassinada em 2006Por iniciativa dos vereadores Antonio Sampaio (PTC), Sebastiana Camargo (DEM) e Chanel (PDT), o Centro de Referência e Atendimento da Mulher de Bebedouro construído na Avenida Hélio de Almeida Bastos, no anel viário, homenageará a jovem Ilda Ramos da Silva, que em 2006 foi estuprada e assassinada nas proximidades do bairro Residencial Bebedouro quando voltava da escola. Passados quase quatro anos do crime, os responsáveis ainda não foram localizados pela Polícia.

 

De acordo com os vereadores, Ilda era uma moça humilde, simples e que tinha grande participação na subsistência e na educação da sua família. “Com poucos recursos, era muito esforçada e trabalhava como doméstica durante o dia e cursava nutrição à noite”, lembraram os vereadores, durante a discussão do projeto na Câmara, na sessão de segunda-feira (8).

 

Para os vereadores, o não esclarecimento do crime até hoje é uma ferida aberta no seio não só da sua família enlutada, mas de toda a sociedade. “Ilda, por si só, não representa uma personalidade ilustre que tenha comprovadamente prestado  serviços à cidade, ao País e à humanidade, mas representa, efetivamente, uma passagem de notória e indiscutível relevância da qual não conseguimos e nem devemos esquecer”, disseram Antonio Sampaio, Sebastiana e Chanel na justificativa ao projeto de lei aprovado por unanimidade.

 

Na opinião deles, a homenagem serve para advertir sobre a necessidade de se melhorar a segurança pública, principalmente no que diz respeito à segurança feminina.  O Centro de Referência da Mulher tem como principal objetivo a prestação de serviços e o desenvolvimento de políticas públicas que atendam as demandas específicas das mulheres. Nele, será realizado um trabalho de orientação jurídica, atendimento psicológico e oficinas de gênero que contribuam para a reflexão, construção da cidadania e auto-determinação das mulheres.



Publicado em: