11 de março de 2010

Chanel divulga e-mail com ameaças à Câmara e à democracia

Na manhã desta quinta-feira (11), juntamente com a nota distribuída à imprensa com a denúncia de que um dos proprietários de O Jornal, Rogério de Carlos, teria se beneficiado enquanto ocupou o cargo de subdiretor do Departamento Municipal de Desenvolvimento Econômico de Bebedouro no ano passado, o presidente da Câmara, vereador José Baptista de Carvalho Neto (PDT), o Chanel, aproveitou para distribuir aos 11 profissionais da imprensa que acompanhavam a leitura da nota feita pelo primeiro-secretário Carlos Renato Serotine (PV), o Tota, cópias do e-mail encaminhado à Presidência do Legislativo pela diretora executiva do semanário, Rejane Cristina de Carlos Caputo, com ameaças que, segundo Chanel, contrariam a Constituição Federal e o próprio regime democrático de direito.

No e-mail, recebido por Chanel já em 8 abril de 2009, quando o prefeito João Batista Bianchini não tinha completado sequer quatro meses de Governo, Rejane de Carlos prometeu fazer retaliações à Câmara de Vereadores, após  classificar como insensato o pedido de vistas apresentado por um dos vereadores a um projeto que teve origem no Departamento Municipal de Desenvolvimento Econômico de Bebedouro, o qual tinha como subdiretor o seu irmão Rogério de Carlos.

No mesmo texto, Rejane de Carlos anunciava que a partir de 13 de abril daquele ano não destacaria mais seus repórteres para cobrir as atividades da Câmara Municipal. “Fizemos isso no passado e por meses a fio nada da Câmara entrou no O Jornal”, confessou a diretora. A medida, cumprida à risca, segundo os vereadores, só põe em cheque a credibilidade do veículo de comunicação sem levar em consideração o interesse público. “Os atos dos vereadores serão comentados livremente pelos nossos colunistas e vou tratar pessoalmente para que na coluna Pimenta, os maravilhosos discursos da tribuna ganhem mais espaço e sejam mais comentados”, prosseguiu Rejane.

Ainda no e-mail, a diretora qualifica como “mentes limitadas” os que impediram que o seu irmão “implementasse o maravilhoso plano” que ele tinha para Bebedouro e vinha colocando em prática com sucesso. “Torço para que os vereadores realmente façam o Italiano liberar o Rogério para que ele retorne ao O Jornal, pois com ele aqui vou ter mais condições e força para continuar atrapalhando a vida das mentes limitadas dessa cidade”.  Seis meses depois, o prefeito João Batista Bianchini demitia Rogério de Carlos do Departamento de Desenvolvimento Econômico.

Na nota à imprensa divulgada hoje (11), os vereadores reclamaram da forma com que O Jornal trabalha para levar a informação ao seu público leitor, sempre com coação ao Poder Público. “Vejam que esta carta (e-mail) foi motivada por uma reunião em que o Rogério (de Carlos), para obter a aprovação de um projeto de interesse do Departamento de Desenvolvimento na Câmara, apresentou cópia de reportagens feitas pelo O Jornal, onde ridicularizava vereadores da legislatura anterior e outros políticos de Bebedouro, em virtude de posicionamentos contrários aos defendidos pelo O Jornal para votar favoravelmente ao projeto”, diz a nota. E prossegue: “Sua linha editorial não se limita a informar seu público, a contrapor ideia, já que invariavelmente alcança a vida privada das pessoas.”