26 de fevereiro de 2010

Pregão garante economia histórica para a Câmara de Bebedouro

Representantes dos jornais Impacto e Folha da Cidade durante o pregãoO pregão presencial promovido pela Câmara Municipal de Bebedouro nesta quinta-feira (25) para a publicação dos atos oficiais da Casa – fechado a R$ 0,05 o centímetro por coluna – garantirá ao final de 2010 uma economia histórica ao Poder Legislativo, levando-se em conta que o valor ficou muito distante do praticado em 2009 (R$ 0,85) pela mesma vencedora de 2010, a empresa que edita o Jornal Impacto.

A diferença é ainda maior se considerados os valores cobrados pelas empresas jornalísticas nos anos de 2003 e 2004 quando o Poder Legislativo ainda não havia instituído o sistema de contratação de serviços por pregão. Em 2003 o centímetro por coluna custou à Câmara R$ 2,48, e, em 2004, R$ 2,17.  Nestes anos, a empresa vencedora da licitação, do tipo carta-convite, foi a Folha da Cidade.

Em 2005, primeiro ano da implantação do pregão na Câmara de Bebedouro, o valor baixou para R$ 0,30, vencendo a concorrência a empresa Gazeta de Bebedouro. Em 2006, novamente a Gazeta ofereceu a menor proposta entre os concorrentes: R$ 1,80. Em 2007 a vencedora foi a Folha da Cidade (R$ 0,95), repetindo a dose em 2008 (R$ 0,45).

Em 2009, a Câmara até tentou realizar novamente o seu pregão, mas considerou as propostas apresentadas muito elevadas, e, diante da recusa dos participantes em reduzi-las, realizou uma contratação direta, através de cotação, vencendo a concorrência o Jornal Impacto. Em 2010 participaram do pregão o Jornal Impacto e o jornal Folha da Cidade. O lance inicial foi de R$ 0,90 ofertado pela Folha até ser reduzido a R$ 0,05 pelo Jornal Impacto, não sendo coberto pela Folha da Cidade.