04 de fevereiro de 2010
Rua próxima ao shopping recebe nome de João Batista Parolim
Nascido aos 25 de fevereiro de 1908 no município de Pederneiras, João Batista Parolim iniciou sua carreira no ano de 1928 na antiga Companhia Paulista de Estrada de Ferro em Pederneiras, passando por Rincão e, por fim, transferido para Bebedouro. Iniciou suas atividades na função de foguista, passou à função de maquinista e, pela vontade de aprender, capacidade profissional, companheirismo e comprometimento com o trabalho, foi promovido ao cargo de inspetor, vindo assim a se aposentar no ano de 1966.
Indiretamente teve importante influência política no município, ajudando, como um grande cabo eleitoral, na eleição do único deputado estadual que o município teve, Pedro Paschoal. Também foi um grande apoiador e incentivador do antigo Clube da Paulista, que funcionava no atual endereço do Rotary Club, onde uma das suas filhas chegou a ser destaque, como “Rainha do Carnaval”.
Até o seu falecimento no dia 5 de janeiro de 1990, enquanto sua saúde assim permitia, demonstrava sua preocupação com questões relacionadas ao município, procurando meios de se inteirar das políticas públicas adotadas, colocando sua rica experiência em momentos oportunos a favor da solução de problemas que considerava serem importantes, sugerindo e discutindo possibilidades.
Sua família conquistou grande admiração, respeito e amizades entre os habitantes de Bebedouro, que a reconhecem pelo dinamismo, pelo trabalho que desenvolvem e pela dedicação voltada à sociedade, participando diariamente na busca de soluções às questões mais problemáticas da comunidade.
“Foi um homem brilhante que contribuiu efetivamente para escrever uma página bonita da história do nosso município, cuja dedicação vinha laureada pela responsabilidade aplicada na verdade das suas atitudes”, justificaram os autores do projeto, vereadores Nelson Sanchez e Tota. “A alegria, inteligência, dinamismo e simpatia lhe eram peculiares, rendendo a condição de querido e admirado pela nossa gente. Deixou amigos em todos os lugares por onde passou, sejam colegas de ofício ou pessoas da comunidade, por que, verdadeiramente, sabia lidar com as pessoas respeitosamente.”
Publicado em: