01 de fevereiro de 2010

Vereadores prestigiam assinatura de convênio para unidade do programa “Quero Vida”

Acompanhado pelos vereadores Carlos Alberto Costa (PV), o Carlinhos Pica-Pau, e Paulo Aurélio Bianchini (PTC), o prefeito de Bebedouro, João Batista Bianchini, o Italiano, assinou, na cidade de Vinhedo, convênio com o Governo do Estado para implantação do Programa Quero Vida, que destinará R$ 300 mil ao município para a construção de abrigo para 50 idosos com 60 anos ou mais.

Eles serão atendidos de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, por profissionais da saúde, da educação e da assistência social. O prédio deve ser edificado no Jd. do Bosque, na Zona Norte. Segundo Carlinhos Pica-Pau, a proposta – que tem o apoio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, será implantada em apenas 42 cidades paulistas e mais uma vez o município de Bebedouro não ficará de fora em virtude do empenho da Prefeitura e da Câmara Municipal. Ele lembra que o projeto Quero Vida proporcionará espaços de acolhimento, proteção e convivência a idosos que possuem famílias sem condições de prover cuidados durante todo o dia ou parte dele.

O idoso terá à sua disposição atenção integral, com alimentação, higiene pessoal, cultura e recreação, em um local com normas de acessibilidade, higiene e segurança respeitadas.  "É um programa que nasce hoje e que vai ter muita importância no futuro do estado de São Paulo", afirmou o governador José Serra durante a assinatura do convênio com os representantes dos municípios, em Vinhedo, na semana passada.
Nas unidades do Quero Vida, os idosos contarão com profissionais especializados, como médicos geriatras, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, professores de educação física e assistentes sociais.

Com capacidade para até 50 idosos, o serviço deverá disponibilizar também atendimento de transporte para aqueles que não possam ir sozinhos ao centro e que a família não tenha condições de transportá-los. O Estado oferecerá até R$ 300 mil por cidade para investimento com obras, aquisição de equipamentos e materiais de natureza permanente, implantação da unidade de atendimento, ficando a cargo do município os recursos necessários ao custeio e aos recursos humanos. O serviço será monitorado pela Seads por meio de suas Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social.